Concessionária Santa Emília: Uma centenária inovadora

Santa Emília, que possui quatro áreas de negócio consolidadas, chega aos 107 anos com a quarta geração preparada para assumir a administração.

História do Grupo Santa Emília

No período em que o progresso e o desenvolvimento de Ribeirão Preto eram pautados pelas lavouras cafeeiras, dois descendentes de alemães, Antonio Diederichsen e João Hibeln, iniciaram negócios que, no futuro, deram origem a um dos maiores e mais sólidos grupos do setor de distribuição de veículos do Estado de São Paulo — o Grupo Santa Emília.

Em 1903, os sócios compraram uma serraria e uma loja de ferragens. Quando Manoel Penna, jovem que se tornaria braço direito e, depois, sócio de Diederichsen, chegou à cidade, sete anos depois, novos rumos foram dados às empresas.

As concessionárias de automóveis Santa Emília vendem mais de 1.100 veículos por mês em Ribeirão Preto

As concessionárias de automóveis Santa Emília vendem mais de 1.100 veículos por mês em Ribeirão Preto

Pelas mãos de Diederichsen e Penna, veio para Ribeirão Preto, em 1923, a primeira concessionária de automóveis. A dupla se tornou representante da marca Chevrolet. Com o passar dos anos, foram agregadas novas montadoras, como a Ford, e, posteriormente, a partir da década de 1960, a Volkswagen.

Em 1965, a empresa passou a ser reconhecida como Grupo Santa Emília, em homenagem à mãe de Manoel Penna. Na década de 80, os negócios na área de construção foram fechados e o Grupo iniciou a consolidação das atividades no setor de distribuição de veículos, com a abertura de novas unidades e a diversificação dos negócios.

Hoje, o Grupo Santa Emília possui, em Ribeirão Preto, duas concessionárias Volkswagen, uma de veículos Toyota, uma concessionária de motos Honda e uma de caminhões e ônibus Volkswagen, além da unidade Consórcios Santa Emília.

Atua, também, em Franca, com uma unidade de caminhões e ônibus Volkswagen; em São Carlos, com veículos Renault e Honda; em Araraquara, com uma concessionária Honda; em Uberaba, com a Citroën; e possui três lojas Fiat, em Taquaritinga, Matão e Monte Alto.

Santa Emília Renault

Santa Emília Renault

Concessionária Santa Emília: Gestão renovada

Para modernizar os negócios e garantir uma gestão eficaz nos diferentes ramos de atuação, a administração das unidades passou a ser comandada por três diferentes frentes. A Santa Emília Automóveis ficou a cargo de Rui Flávio Chúfalo Guião, que gere os negócios ao lado da esposa, Cecília de Barros Cruz Guião, e dos filhos Luís Eduardo (Dado), Rui Flávio (Vinho) e Rodrigo de Barros Cruz Guião (Digão).

A administração da Santa Emília Caminhões e Ônibus ficou sob responsabilidade de Augusto Penna de Barros Cruz e dos filhos, Janaina Sestini de Barros Cruz Capelozza (Jana), e Leandro Sestini de Barros Cruz (Lê). A concessionária de autos e motos Honda e a unidade Consórcios Santa Emília são lideradas por Manoel Penna de Barros Cruz.

Luis Eduardo Guião (Dado), Rui Flavio Guião (Vinho) e Rodrigo Guião (Digão), ao lado dos pais, Cecília e Rui Flávio quarta geração Santa Emília

Luis Eduardo Guião (Dado), Rui Flavio Guião (Vinho) e Rodrigo Guião (Digão), ao lado dos pais, Cecília e Rui Flávio quarta geração Santa Emília

O processo de sucessão nas diferentes unidades foi sempre planejado. Havia exigências para o ingresso nas empresas e todas foram cumpridas pela quarta geração, que se prepara para assumir totalmente os negócios. Todos os sucessores são graduados, têm experiência mínima de cinco anos fora do Grupo, falam mais de uma língua e moraram fora do país por, pelo menos, um ano.

“Isso foi estudado para garantir uma transição segura na gestão dos negócios e para possibilitar o crescimento em diferentes áreas de trabalho”, explica Rui Flávio Chúfalo Guião. De acordo com Leandro Cruz, a atuação dos sucessores é fundamental para que sejam implementadas novas ações nas unidades, sistematizando os processos, desde o atendimento ao cliente até a preservação do meio ambiente.

Leandro, Janaina e Augusto gestão em família e profissionalizada da Santa Emília Caminhões e Ônibus

Leandro, Janaina e Augusto gestão em família e profissionalizada da Santa Emília Caminhões e Ônibus

Santa Emília Automóveis

Em Ribeirão Preto, 1.100 carros são vendidos, mensalmente, em média, pela Santa Emília Automóveis. O trabalho contínuo gera o resultado, pautado na preservação da tradição dos negócios, mas atento às necessidades de modernização. “Somos conhecidos pela qualidade, pelo profissionalismo e, principalmente, por oferecer soluções completas aos clientes.

Para isso, disponibilizamos toda a estrutura necessária aos bons negócios, já que temos excelentes produtos, e investimos em nossos colaboradores para que eles possam atender aos clientes com dinamismo e precisão”, explica Rui Flávio Chúfalo Guião, presidente do Grupo Santa Emília Automóveis. Um programa próprio de estágios contempla 50 estudantes por ano. Além disso, 17 gestores tiveram os cursos de pós-graduação subsidiados pela empresa.

Santa Emília Automóveis

Santa Emília Seminovos Toyota que conta com o ISO 14001.

No processo de modernização, um dos nortes adotados pela Santa Emília é a comunicação. A empresa tem investido, por exemplo, na nas redes sociais. Desde a re-estruturação do site até o gerenciamento de perfis no Orkut e no Twitter, por exemplo, investe para atender cada vez mais rapidamente aos clientes, passando informações sobre os veículos ou efetuando vendas.

Atenta a questões ambientais, a Santa Emília prima por ações específicas para a destinação correta dos resíduos gerados e pela melhor utilização dos recursos naturais. A concessionária Santa Emília Toyota foi a primeira do Estado de São Paulo a receber a certificação ambiental ISO 14001.

Caminhões e Ônibus da concessionária Santa Emília

A Santa Emília Caminhões possui duas unidades inauguradas com a presença de Wolfgang Sauer, ícone da indústria automobilística. Em 1979, iniciaram-se as atividades em Ribeirão Preto e, em 1983, em Franca. Com 60 funcionários, as concessionárias atendem hoje as cidades-sede e suas regiões, além do Sul de Minas Gerais.

Representantes da Volkswagen, marca líder há sete anos, a Santa Emília Caminhões e Ônibus lidera o mercado no qual atua há 10 anos e está entre as 20 maiores concessionárias do país, vendendo também pneus Michelin. A partir do ano que vem, a empresa trabalhará, ainda, com modelos de caminhões extra-pesados MAN, acima de 400 cavalos de potência, uma empresa de 250 anos que está iniciando as atividades no Brasil.

Caminhões e Ônibus possui um dos melhores gerentes de assistência técnica da Volkswagen

Caminhões e Ônibus possui um dos melhores gerentes de assistência técnica da Volkswagen

Considerada Ouro pelo setor, a Santa Emília Caminhões e Ônibus se orienta, primeiramente, pelo bom relacionamento com os clientes. “O atendimento é feito por uma equipe altamente especializada. Escolher um caminhão para comprar é também adquirir o bem que servirá como fonte de renda para aquela pessoa e sua família.

Oferecer um produto com qualidade e alta tecnologia é essencial para garantir o bem-estar e a satisfação do cliente”, ressalta Leandro Cruz. A unidade possui um dos melhores gerentes de Assistência Técnica da Rede Volkswagen brasileira e se orgulha por ter mulheres em posições estratégicas na empresa.

Para estreitar o relacionamento com os clientes, a empresa promove eventos como a Copa Santa Emília de Futebol Society e a Expobus, voltada para empresários do setor, além comemorar datas especiais, como o Dia do Motorista. “Outro fato que nos orgulha é ser uma empresa familiar que promove o desenvolvimento de outras famílias. Existem pais e filhos, irmãos e até maridos e esposas que trabalham em diferentes empresas do Grupo”, explica Janaina Capelozza, responsável pelo setor de Recursos Humanos.

Cerca de 2000 clientes são atendidos mensalmente na Assistência Técnica

Cerca de 2000 clientes são atendidos mensalmente na Assistência Técnica

Santa Emília Motos e consórcios

A Honda já era a montadora de motocicletas mais promissora do Brasil quando, em 1979, foi criada a Santa Emília Motos. “Um projeto de desenvolvimento consistente, aliado à presença física no Brasil, com sua fábrica em Manaus, fez da Honda uma escolha natural”, afirma Manoel Penna de Barros Cruz. Essa filosofia de progresso planejado veio ao encontro do planejamento que Barros queria para a nova empresa. Foi o casamento perfeito.

Para o presidente da Santa Emília Motos, seu produto cumpre “a tarefa de ser o meio de transporte social mais acessível do Brasil”. A penetração das motocicletas na sociedade pode ser entendida pelos números que Barros apresenta: 2.000 clientes atendidos por mês na Assistência Técnica, 500 motos novas e 100 motos seminovas comercializadas a cada 30 dias, um número expressivo e crescente.

Barros aponta números expressivos do segmento de motos

Barros aponta números expressivos do segmento de motos

Contando com duas unidades em Ribeirão Preto, uma na rua Américo Brasiliense e outra na marginal da avenida Castelo Branco, a Santa Emília Motos foi a primeira concessionária a obter, em 2003, o primeiro lugar na Certificação Índice de Satisfação Total (TSI) da Honda. Com professores treinados pela própria montadora em Indaiatuba, interior paulista, a empresa oferece, gratuitamente, Curso de Pilotagem Defensiva, além de ceder seu Centro de Pilotagem, gratuitamente, para as auto-escolas locais treinarem alunos.

O Consórcio Santa Emília de Carros, Motos e Serviços, surgido em 1974, é, hoje, o único natural da cidade em atividade. Com uma venda média mensal de 400 novas cotas é, segundo Manoel Barros, uma das grandes alavancas para o crescimento imobiliário local, pela inexistência de juros e pela possibilidade de compra planejada. “A empresa foi criada para preservar a família. Hoje, o Grupo Santa Emília é uma família forte ajudando a realizar os sonhos de tantas outras na cidade e na região”, finaliza.

Fonte: Revide VIP

Gostou do conteúdo desse blog?

Cadastrar
US

Comentários (1)

  1. Carlos Alberto Fernandes disse:

    Gostaria de informações sobre promoção da inauguração Santa Emília Araraquara, carros novos ou carros seminovos da marca Renault, tipo Logan na faixa de preço de R$ 26 mil reais, com direção hidráulica. Tenho interesse de compra de carro e posteriomente colocar assessórios Renault. Obrigado.

Deixe seu comentário




Marketing Digital

Marketing Digital